IMPLANTE DENTÁRIO
1. Como os dentes são perdidos?
As principais causas da perda de dentes são a cárie, doenças periodontais (periodontites) e fraturas dentárias.
2. O que é um implante?
Os implantes são parafusos (“raízes” artificiais) de titânio instalados no osso mandibular ou maxilar, visando à reabilitação de um ou mais dentes. Ao substituir as raízes dentais, possibilita a confecção de próteses sobre eles, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação), além de devolver qualidade de vida social ao desdentado.
3. Existe rejeição?
Os implantes são feitos de titânio, um material biocompatível, ou seja, que pode ser utilizado em contato com os tecidos do nosso organismo sem causar reações adversas, permitindo a osseointegração.
A média da taxa de sucesso encontrada no tratamento com implantes dentais é superior a 95%, o que torna a técnica muito segura e previsível. Uma vez osseointegrado, o implante corretamente instalado e a prótese adequadamente planejada, a manutenção depende apenas da higienização por parte do paciente e comparecimento às consultas periódicas.
4. O que é osseointegração?
É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias.
5. Indicações e Contra-Indicações
a. Indicações
i. Falta de um, mais que um ou, até mesmo, todos os dentes.
ii. Falta de estabilidade ou retenção da sua dentadura ou prótese removível (“roach”).
iii. Prótese atual é desconfortável
iv. Insatisfação estética com a prótese atual
v. Dificuldade na mastigação dos alimentos
b. Contra-indicações
i. Doenças graves, como a leucemia e o câncer.
ii. Diabetes não-controlada
iii. Pacientes psiquiátricos
iv. Crianças ou jovens menores de 18 anos
v. Gravidez (aconselhamos aguardar o parto)
c. OBS: o fumo e o uso de drogas reduzem significativamente o sucesso do tratamento com implantes.
6. Em algum momento eu fico sem dentes?
A ausência de dentes não é uma situação agradável a ninguém. Por este motivo, sempre colocamos algum tipo de prótese provisória a fim de permitir o convívio social do paciente sem transtornos estéticos relevantes.
7. Uso prótese convencional e quero receber implantes. Vou ficar sem usar a prótese durante este período?
Quando a opção não é pela técnica da carga imediata, o ideal é que o paciente fique sem usar a sua prótese nos primeiros dias após a cirurgia. Evitar o uso da prótese só traz benefícios para a cirurgia e conseqüentemente para o paciente. A partir do momento em que vai ocorrendo a cicatrização, a prótese vai sendo ajustada pelo dentista. Nos primeiros dias, a prótese é utilizada apenas em caráter estético, a fim de evitar transtornos sociais ao paciente.
8. É um tratamento doloroso?
O tratamento não é doloroso. É simples e, com os novos avanços da tecnologia, podemos usar até sedação.
9. Quais são as etapas do tratamento com implantes?
a. Anamnese e exame clínico
i. Fase onde são recolhidas informações sobre o paciente e realizado um exame bucal. Nesta fase também são solicitados os exames complementares (raio x, tomografias, exame de sangue, modelos, fotos, etc).
b. Planejamento
i. Com os exames complementares em mãos, o cirurgião-dentista vai planejar o caso, selecionando o melhor implante e definindo os passos seguintes do tratamento.
ii. Nesta fase também são confeccionados guias cirúrgicos (quando necessários), dentes provisórios, e avaliados os cuidados a serem tomados durante a cirurgia.
c. Cirurgia de instalação dos implantes
i. Cirurgia onde o implante (parafuso) é instalado na boca do paciente.
d. Período de osseointegração
i. Período que se tem que aguardar para o implante se integrar ao osso do paciente. Varia de 3 a 6 meses. (conheça também a técnica de “carga imediata”)
e. Segunda fase cirúrgica
i. Muitas vezes esta nem se faz necessária. Visa a remoção do tecido gengival que se forma sobre o implante no período de osseointegração.
ii. Quando possível, nesta fase já se coloca um dente provisório preso ao implante.
f. Fase Protética
i. Nesta fase, o implante é moldado e é confeccionado o dente definitivo a ser colocado sobre o implante.
10. O que é Carga imediata?
Técnica pela qual a prótese (unitária ou não) é fixada sobre o implante no mesmo dia em que o este é instalado. Vale lembrar que, ainda que seja de vontade do paciente e do profissional, muitas vezes essa técnica não é possível por fatores físicos e biológicos do paciente.
11. O que são Próteses Overdentures?
São dentaduras que, por serem fixadas a implantes, possuem uma estabilidade e retenção bastante superior às dentaduras convencionais, proporcionando maior conforto e segurança ao paciente.
Este tipo de prótese é removível pelo paciente no momento de higienização, permitindo um acesso mais fácil aos implantes e, consequentemente, facilitando a limpeza.
12. O que são Próteses Protocolo?
São dentaduras que, por serem fixadas a implantes, possuem uma estabilidade e retenção bastante superior às dentaduras convencionais, proporcionando maior conforto e segurança ao paciente.
Este tipo de prótese não é removível pelo paciente. A prótese é apoiada somente sobre os implantes, não tocando a gengiva do paciente.
Para facilitar a higienização, é mantido um pequeno espaço entre a prótese e a gengiva, permitindo uma limpeza satisfatória.
Dra. Giane de Castro Cirurgiã-dentista graduada pela FOC - RJ Pós-graduação em IMPLANTE DENTÁRIO E ENDODONTIA |
Agendamentos CENTRO ( 27 ) 32615444 EMERGÊNCIA ( 27 ) 99274034 |